O Meio Ambiente é o habitat do género humano e outros seres vivos que habitam a terra e equilibram o ecossistema. Por isso, toda e qualquer questão referente ao meio ambiente deve constituir preocupação para todos os homens independentemente da sua raça, credo, grau de instrução ou poder económico.
Tendo essa visão achou-se conveniente tratar do tema sobre a erosão na costa do sol. Costa do sol é uma zona costeira do oceano indico na capital de Moçambique, Maputo.
Segundo o jornal noticias (2 de Outubro de 2008, quinta-feira) o Conselho Municipal da cidade de Maputo em colaboração com Governo moçambicano através do Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA) realizou obras de emergência para minimizar a erosão costeira em toda a faixa litoral da Avenida Marginal.
Mas, actualmente, se verifica uma situação crítica de erosão costeira em muitos lugares com maior incidência no espaço entre o Clube Marítimo dos Desportos e o supermercado Gameuma, uma área de pelo menos 200 metros, perigando a vida dos automobilistas que transitam nesta avenida que em caso de despiste podem precipitar-se para o mar com as suas viaturas.
Possíveis causas da erosão na costa do sol
Podem ser causas possíveis desta erosão:
§ - Tempestades e ciclones que tem vindo a atingir a costa moçambicana nos últimos anos.
§ - Elevação do nível relativo do mar por causa do aquecimento global e a consequente desintegração gradual dos blocos gelos glaciares.
§ - A falta de fonte se sedimentos, que contribuem para a formação de dunas, por causa de dragagem do canal que dá acesso ao porto de Maputo.
Possíveis consequência da erosão na costa do Sol
A erosão é um problema que causa perdas e danos a propriedades e construções públicas e privadas ou mesmo ao meio ambiente em si, como mangais e outras plantas.
No nosso caso a Avenida Marginal, um bem público, corre sérios riscos de, a curto prazo, ficar cortada e, a logo prazo, o desaparecer a própria avenida.
Qualquer possibilidade da água marítima transpor a Avenida Marginal traria consigo consequências graves como a danificação de importantes instâncias turísticas, mercados, residências existentes ao logo da costa.
Métodos de prevenção
Pode-se seguir dois métodos, por exemplos, para minimizar essa situação na costa do sol:
1º) Métodos leves ou simples: o município em coordenação com o MICOA e o Ministério da Agricultura, deveria adquirir viveiros de pinheiros e outras plantas de natureza resistente a acção da erosão costeira para o plantio nesta zona.
Através de meios de comunicação social lançaria a campanha de plantação com a participação dos membros do Governo municipal e a sociedade em geral como escolas, igrejas, forças de defesa e segurança, clubes desportivos e activistas de protecção da natureza.
2º) Métodos pesados: consistiriam em obras de engenharia reparando a Avenida Marginal na íntegra, colocando betão, pedras grandes a exemplo no município da Beira e abertura de valas de escoamento da água fluvial.
Uma observação do 7º Grupo da turma do 1º Ano do curso de Organização e Gestão da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane mostra a gravidade do problema, como ilustra o video abaixo.