sábado, 17 de março de 2012

NA ZONA DA COSTA DO SOL: COMBATE A EROSÃO É UMA NECESSIDADE





O Meio Ambiente é o habitat do género humano e outros seres vivos que habitam a terra e equilibram o ecossistema. Por isso, toda e qualquer questão referente ao meio ambiente deve constituir preocupação para todos os homens independentemente  da sua raça, credo, grau de instrução ou poder económico.







Tendo essa visão achou-se conveniente tratar do tema sobre a erosão na costa do sol. Costa do sol é uma zona costeira do oceano indico na capital de Moçambique, Maputo.






Segundo o jornal noticias (2 de Outubro de 2008, quinta-feira) o Conselho Municipal da cidade de Maputo em colaboração com Governo moçambicano através do Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA) realizou obras de emergência para minimizar a erosão costeira em toda a faixa litoral da Avenida Marginal.





Mas, actualmente, se verifica uma situação crítica de erosão costeira em muitos lugares com maior incidência no espaço  entre o Clube Marítimo dos Desportos e o supermercado Gameuma, uma área de pelo menos 200 metros, perigando a vida dos automobilistas que transitam nesta avenida que em caso de despiste podem precipitar-se para o mar com as suas viaturas.


Possíveis causas da erosão na costa do sol



Podem ser causas possíveis desta erosão:
§  - Tempestades e ciclones que tem vindo a atingir a costa moçambicana nos últimos anos.
§  - Elevação do nível relativo do mar por causa do aquecimento global e a consequente desintegração gradual dos blocos gelos glaciares.
§  - A falta de fonte se sedimentos, que contribuem para a formação de dunas, por causa de dragagem do canal que dá acesso ao porto de Maputo.


Possíveis consequência da erosão na costa do Sol
A erosão é um problema que causa perdas e danos a propriedades e construções públicas e privadas ou mesmo ao meio ambiente em si, como mangais e outras plantas.

No nosso caso a Avenida Marginal, um bem público, corre sérios riscos de, a curto prazo, ficar cortada e, a logo prazo, o desaparecer a própria avenida.



Qualquer possibilidade da água marítima transpor a Avenida Marginal traria consigo consequências graves como a danificação de importantes instâncias turísticas, mercados, residências existentes ao logo da costa.







Métodos de prevenção
Pode-se seguir dois métodos, por exemplos, para minimizar essa situação na costa do sol:


1º) Métodos leves ou simples: o município em coordenação com o MICOA  e o Ministério da Agricultura, deveria adquirir viveiros de pinheiros e outras plantas de natureza resistente a acção da erosão costeira para o plantio nesta zona.

Através de meios de comunicação social lançaria a campanha de plantação com a participação dos membros do Governo municipal e a sociedade em geral como escolas, igrejas, forças de defesa e segurança, clubes desportivos e activistas de protecção da natureza.




2º) Métodos pesados: consistiriam em obras de engenharia reparando a Avenida Marginal na íntegra, colocando betão, pedras grandes a exemplo no município da Beira e abertura de valas de escoamento da água fluvial.





Uma observação do 7º Grupo da turma do 1º Ano do curso de Organização e Gestão da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane mostra a gravidade do problema, como ilustra o video abaixo.



16 comentários:

  1. Realmente a erosão precisa de ser combatida, cada vez que chove o solo perde alguns componentes, quem sofre as consequencias somos nos, para invertermos esta situação enorme esforço deve ser feito para minimizar esta situação.

    ResponderExcluir
  2. pra mim este é o melhor blog depois do meu hehehehe. gostei. passem por www.sextogrupo2012.blogspot.com .alex

    ResponderExcluir
  3. A erosão é outro problema grave, pois sempre que há chuvas fortes, muitas ruas de Maputo e Matola ficam danificadas e desse jeito obriga o governo a gastar mais.

    ResponderExcluir
  4. Erosão é a destruição do solo e das rochas e seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando expande o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo. Estas são transportados para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão assorear cursos d'água.

    A erosão é um problema muito sério, devem ser adaptadas práticas de conservação de solo para minimizar o problema.

    Em solos cobertos pela vegetação a erosão é muito pequena e quase inexistente, mas é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos. O problema ocorre quando o homem destrói as vegetações, para uso agrícola e deixa o solo exposto, porque a erosão torna-se severa, e pode levar a desertificação.

    Santos Beitrande

    ResponderExcluir
  5. Erosão e o desgaste do solo provocado por acçao da água ou do vento.
    A preservação da vegetação ao longo da costa é muito importante.Ela fixa as dunas de areia e constitui uma barreira contra a invasão do mar.Sem ela,o mar entra nas terras e os ventos arrastam as areias para o interior.estragando as terras de cultivo.
    Podemos evitar a erosão costeira preservando a vegetação e plantando mais árvores nas zonas costeiras,assim como através da construção de barreiras.
    Artido Armando Nhabete

    ResponderExcluir
  6. vários factores contribuem para a destruição do solo, como o desflorestamento, a agricultura, a pecuária e outros, conhecendo os factores podemos controlar para diminuir a erosão, Guilhermina Francisco.

    ResponderExcluir
  7. É um trabalho bem apresentado pelo grupo, por isso só tenho a felicitar e dezejar que o grupo esteja assim para sempre a amostrar as imagens claras como as fotos documentam. Florentino

    ResponderExcluir
  8. o trabalho foi muito bem feito,o grupo conseguiu recolher boas imagens daquilo que e um exemplo da erosao.das consequencias da erosao na zona da costa do sol.E geralmente isso acontece muito nas zonas costeiras. o esta a acontecer na zona da marginal e um grande problema pois esta a destruir a estradae e esta dificultando a passagem dos carros naquela via publica.mas e sabido tambem que a erosao nao e somente causada pela natureza mas tambem pelo homem, uma das causas da erosao e o abate das arvores. mas tambem nao e simplismente nas zonas costeiras, a erosao acontece em varios sitios muito mas quando chove.

    Estevao Jamisse

    ResponderExcluir
  9. Este problema verifica-se sempre que houver chuvas fortes, aos poucos as ruas da cidade de Maputo e Matola vão se estragando, devemos tomar medidas necessárias para evitar que esse problema se agrave. JUVÊNCIO RUI FERNANDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os videos apresentados sao excelentes, sao de qualidade e acompanham adequadamente os conteudos.
      A destruicao da vegetacao natural e a sua substituicao por culturas que mais interessam a subsistencia do Homem fazem com que o solo fique mais exposto a erosao.



      Ana Sitoe

      Excluir
  10. Viva! Este é de facto um melhor Blog de que já tive acesso. Parabéns

    ResponderExcluir
  11. Este é um dos temas fundamentais no que concerne a questão ambientais.
    Esta de parabéns pelo trabalho.!

    ResponderExcluir